Laboratório

Credibilidade e Confiança

Laboratórios que possuem o Selo de Qualidade PNCQ seguem as diretrizes da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas SBAC.

    O Programa Nacional de Controle de Qualidade PNCQ  é um órgão independente situado no Estado do Rio de Janeiro, que envia amostras e avalia aos laboratórios participantes mensalmente, confrontando os resultados encontrados com gabarito específico de cada lote. 

    O programa contempla educação continuada com questões técnicas e análise de imagens de lâminas pela internet. Em outras palavras, o programa assegura o compromisso do laboratório na precisão dos resultados e atualização de seus profissionais com padróes internacionais.

    O Laboratório Biodiagnósticos vem mantendo o conceito de Bom-Excelente nos últimos 06 anos.

Tecnologia

É imperioso que haja um contínuo investimento na aquisição de novos equipamentos para acompanhar os avanços da ciência moderna.

     A realização dos exames tem contato humano mínimo e são processadas por analisadores automáticos assegurando maior precisão nos resultados e minimizando o risco ocupacional da equipe técnica. Praticidade, Reprodutibilidade, Maior sensibilidade, Rapidez e Menor consumo de reagentes leva a Eficiência e Menor Impacto Ambiental.

     Com uma equipe integrada, a prioridade é o atendimento humanizado e personalizado.

     Não basta gerar resultados precisos, prezamos pela satisfação dos nossos clientes.

Treinamento 

Equipe técnica bem preparada e atualizada é o que está por detrás de todo empreendimento que preze por qualidade. Pensando nisso a Biodiagnósticos investe em capacitação, treinamento de seus colaboradores formados com curso superior em:

- Farmácia e Bioquímica

- Biomedicina

- Biologia e técnico de patologia clínica

Laboratório de Análises Clínicas

    O Biodiagnósticos é um laboratório de análises clínicas e medicina laboratorial formado por bioquímicos e médicos. Essa estrutura diferencia o laboratório por ser capaz de fazer a correlação clínico-laboratorial junto ao médico que faz o acompanhamento do paciente, complementando o raciocínio clínico e propiciando uma enriquecedora troca de informação, aumentando a acertividade do tratamento. Soma-se a isso uma tradição de 10 anos embasada na constante evolução tecnológica e estrutural , no atendimento diferenciado, na excelência do serviço prestado, na ética e, no desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Trabalhando diariamente para conquistar a confiança da sociedade e da classe médica, o Laboratório Biodiagnósticos investe continuamente no aprimoramento do seu negócio. O Laboratório participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de   Análises Clínicas. 

     Realizamos exames hematológicos, bioquímicos, hormônios, parasitológicos, provas reumáticas, microbiológicos, alguns em parceria com o Laboratório Hermes Pardini, um dos maiores e mais confiáveis laboratórios de apoio no Brasil. Nesses casos, as amostras são encaminhados em perfeitas condições de armazenamento e conservação, via aérea, até Belo Horizonte-MG, onde são processados os exames. Os exames relacionados a seguir, os exames mais comumente realizados:


 

Hemograma completo

Glicemia jejum

Uréia 

Creatinina

TGO e TGP

Bilirrubinas totais de frações

Fosfatase alcalina

Gama GT

Amilase

Lipase

Proteínas totais e frações

DHL

CK

CK MB

Troponina

Sódio

Potásssio

Cálcio

Fósforo

Cloro

Magnésio

Lítio

Tipagem sanguínea e Rh

Reticulócitos

Exame simples de urina (EAS)

Urocultura + TSA

Proteinúria 24hs (urina 24hs)

Cleareance de creatinina (urina 24hs)

Cultura de secreção uretral

Cultura de secreção vaginal

Baciloscopia

Exame parasitológico de fezes (EPF)

Sangue oculto nas fezes

Fator reumatóide (FR)

Mucoproteínas

Anti-estreptolisina O (ASLO)

Velocidade de hemossedimentação (VHS)

Proteína C reativa (PCR)

Fator antinuclear (FAN)

IgE total e específicos para:

 - antígenos respiratórios (RAST)

 - antígenos alimentares (RAST)

Pesquisa de plasmódio (PP)

Pesquisa de BAAR (escarro)

Teste de intolerância a lactose

Teste de intolerância a glúten

Teste de intolerância a glicose

Hemoglobina glicada (HbA1C)

HBsAG (teste hepatite B)

Anti-HCV (teste hepatite C)

Anti-HBsAg 

Anti-HbC IgM e IgG

Anti-HIV 1+2

Carga viral HIV 

Carga viral Hepatite B

Carga viral Hepatite C

IgM e IgG Toxoplasmose

IgM e IgG Rubéola

IgM e IgG CMV (citomegalovírus)

IgM e IgG malária

IgM e IgG tuberculose

IgM e IgG sarampo

IgM e IgG herpes virus

IgM e IgG chikungunya

IgM e IgG dengue

IgM e IgG zika

Exame para Doença de Chagas

Anatomia Patológica e Citologia Oncótica

    O Biodiagnósticos realiza esses exames em parceria com o Laboratório Hermes Pardini, um dos maiores e mais confiáveis laboratórios de apoio no Brasil. Nesses casos os exames são tercerizados e encaminhados em perfeitas condições de armazenamento e conservação para embarque no aeroporto de Porto Velho-RO, em parceria com a Azul linhas aéreas até Belo Horizonte-MG.  

     Exames anatomopatológicos são voltados para o diagnóstico histológico (em tecidos) ou citológicos (em células) em amostras de pacientes, comumente voltadas para afastar lesões tumorais ou que apresentem alguma anormalidade.

     O exame Preventivo ou Papanicolau é um desses exames, e deve ser realizado anualmente por toda mulher que já tenham tido alguma relação sexual vaginal na vida. Normalmente o prazo de entrega desse exame é de até 30 dias.

      Amostras de biópsias cirúrgicas ou órgãos e tecidos são conservados em formol e enviados para análise. O bloco do material é guardado no laboratório de apoio por 05 anos antes do descarte. Pode ser requerido pelo paciente junto a secretaria após preenchimento de formulário específico. É bom lembrar que a logística reversa das solicitações dos blocos em parfina é feita pelos Correios. Prazos de entrega de resultados e valores dos exames são individualizados (dependem da requisição do médico, do material a ser analisado, tamanho, peso, número de fragmentos) e são de conhecimento prévio do cliente. 

    Himuno-histoquímica é um procedimento especial de coloração dos tecidos utilizado para identificar características originárias de uma neoplasia. É realizado pelo laboratório de apoio H. Pardini e deve ser solicitado separadamente. Este exame é uma análise feito no mesmo material submetido a pesquisa anatomopatológica inicial e pr isso cobrado separadamente quando solicitado pelo médico assistente.

       Todos as requisições dos exames citados nos parágrafos anteriores devem vir acompanhadas da identificação do paciente e do pedido médico do exame. Dúvidas podem ser esclarecidas na recepção.

Anatomopatológico

Citopatológico

Imuno-histoquímica

Genética
(exames realizados no Instituto Hermes Pardini em Belo Horizonte -MG)

     Reconhecido nacionalmente como um dos centros de estudo de genética mais atualizado e completo, o Hermes Pardini atua nas áreas de identificação humana e doenças genéticas humanas e infectocontagiosas. Para tanto, conta com uma equipe altamente especializada, equipamentos modernos e uma área construída para atender os mais altos padrões de qualidade, com um fluxo unidirecional, que evita contaminações e garante mais segurança nos resultados

1.Genética Humana

Reconhecido nacionalmente como um dos centros de estudo de genética mais atualizado e completo, o Hermes Pardini atua em três áreas da genética humana:

 

Paternidade e vínculo genético

Exame que tem por objetivo identificar vínculos genéticos familiares utilizando o DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pela transmissão das características hereditárias dos pais para os seus filhos. Na ausência do suposto pai, o Hermes Pardini oferece a possibilidade de reconstrução do DNA a partir de parentes próximos.

Além disso, é oferecido o serviço de banco de DNA, que permite preservar o material genético para utilização futura ou para preservação de informações genéticas familiares, útil ao histórico médico.

DNA em casa

O serviço de DNA em casa permite que a coleta do material biológico para a determinação de paternidade seja realizada pelo próprio cliente, de forma simples e indolor: são coletadas células da mucosa bucal. O kit para coleta deve ser solicitado no Biodiagnósticos.  Serão fornecidas todas as informações necessárias para a coleta, envio do kit e entrega de resultados.

O DNA em casa garante sigilo e anonimato, porém, não possui valor legal, por ser realizado sem a presença de testemunhas. Caso uma ação judicial seja procedente, o exame deverá ser repetido, de forma não anônima.

 

Análises forenses

Ocorre quando é necessário o perfil genético de um indivíduo para comparação com o perfil genético de um material encontrado em vítimas ou em uma prova de casos forenses.

Clique AQUI e veja a tabela completa de reconstruções genéticas.

2. Diagnóstico molecular de doenças genéticas e infectocontagiosas

     O diagnóstico genético molecular vem adquirindo papel preponderante na prática da medicina, diante da necessidade que os médicos encontram de confirmar uma hipótese diagnosticada relacionada com uma doença genética.Diante disso, Hermes Pardini oferece um amplo menu de exames que permite a identificação de agentes patogênicos e desordens genéticas de forma precisa e precoce. Os testes são nas áreas de infectologia, ginecologia, obstetrícia, mastologia, reprodução humana, reumatologia, oncologia, cardiologia, pediatria, hematologia, endocrinologia e neurologia.

     Os exames são realizados utilizando as mais modernas tecnologias em equipamentos e softwares, como sequenciadores automáticos e PCR Real Time, além de utilização de plataformas totalmente automatizadas para alguns grupos de diagnóstico, e por uma equipe de profissionais especializada, formada por mais de 20 especialistas em genética, dentre eles, 05 mestres e 05 doutores em Genética e 03 pós-graduados em Biotecnologia que estão sempre atentos as atualizações do mercado.

 


Teste de paternidade (trio - mãe filho e suposto pai)

Teste de paternidade (duo - filho e suposto pai)

Teste de paternidades com outros familiares

Painel do câncer hereditário