Reumatologia

Médica Reumatologista
Clínica Biodiagnósticos

A especialidade

Reumatologia é uma especialidade médica que envolve mais de 100 doenças diferentes, que apresentam em comum o comprometimento do sistema músculo-esquelético (ossos, articulações, tendões, bursas, ligamentos, músculos, etc). Os sintomas de doenças nesses locais geralmente incluem dor, rigidez e limitação dos movimentos. Podem atingir, ainda, outros órgãos como rins, coração, pulmões e pele.Como exemplo dessas doenças podemos citar: artrose, osteoporose, gota, fibromialgia, artrite reumatóide e lúpus. 

 

Ao contrário do que se diz popularmente não são "doenças de velho", pois  podem acometer pessoas de todas as faixas etárias. 

 

Estima-se que existam, no Brasil, mais de 15 milhões de pessoas acometidas por doenças reumáticas. 

                                                                                                   

Muitas dessas doenças são de evolução crônica e necessitam de tratamento prolongado, mas a evolução e o prognóstico variam de doença para doença e de paciente para paciente.

 

Como o tratamento dependerá do tipo de doença e do paciente em si, o diagnóstico correto e o tratamento precoce é suma importância, a fim de evitar complicações que podem trazer deformidades e incapacitar o paciente de forma definitiva.

 

Por isso, a busca do especialista, o Reumatologista, é essencial. Importante consultar especialistas habilitados com Título de Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e credenciados como especialistas no Conselho Regional de Medicina (CRM).