Tomografia Computadorizada

Dúvidas Frequentes

Neste espaço, pretendemos esclarecer dúvidas comuns entre pacientes e profissionais, relativos a exames, seus procedimentos, e diagnósticos por imagem. Caso não encontre respostas para suas dúvidas aqui, entre em contato. A Intelimagem faz questão de responder com atenção suas perguntas.

P: Ultra-sonografia e ecografia são exames diferentes?
R: Não. São apenas maneiras diferentes de definir o mesmo exame.

P: Estou grávida. Posso realizar exames de Raio X, mamografia e tomografia computadorizada?
R: Não é recomendado que mulheres grávidas realizem estes exames por causa da radiação. Apenas é realizado em casos considerados emergenciais.

P: A ultra-sonografia/ecografia mamária é igual à mamografia?
R: Não. São exames distintos, sendo que uma complementa a outra. Estes são exames muito importantes para prevenção do câncer de mama.

P: Sou claustrofóbico. Posso me sentir mal para realizar o exame de tomografia computadorizada?
R: O aparelho de tomografia computadorizada tem um arco que é bem aberto, sendo que não causa a sensação de claustrofobia para aqueles que sofrem deste transtorno.

P: Preciso realizar um exame com contraste? O que é contraste?
O que eu vou sentir?
R: Contraste é uma substância à base de iodo que é injetada no sistema venoso do paciente para opacificar e mostrar com mais detalhes os vasos e órgãos estudados, podendo trazer maiores informações às eventuais lesões. Para realizar o exame com contraste, é necessário fazer um preparo com medicação antialérgica, orientado na nossa clinica. Não se recomenda este exame a pacientes alérgicos, a não ser que fique especificado ser absolutamente necessário. Quando o contraste é injetado a pessoa pode sentir calor, e uma grande vontade de urinar, sendo uma reação ao contraste, considerada normal.